Cidades

UPA Jaguaré inicia atendimento por telemedicina

Equipamento permite consultas e visita virtual entre pacientes e familiares

A UPA Jaguaré iniciou nesta quinta-feira, 30 de julho, o atendimento por telemedicina, que consiste no uso de tecnologias da informação para a comunicação remota entre profissionais de saúde ou entre profissionais de saúde e pacientes. Na unidade, o rack da telemedicina está sendo utilizado também para a comunicação de pacientes isolados e seus familiares, promovendo uma humanização no atendimento.

O equipamento e o software foram cedidos pela empresa VideoMe, que também treinou as equipes da Secretaria de Saúde para utilizar a tecnologia. Nesta quinta-feira, o assessor especial da Secretaria de Saúde, dr. André Luciano Baitello, utilizou a tecnologia direto de seu smartphone para trocar informações com a equipe médica da unidade quanto ao tratamento de alguns pacientes. 

A aposentada Elza da Graça Sousa Barbosa, de 74 anos, foi uma das pacientes internadas na unidade com síndrome respiratória aguda grave, que conversou com a família por meio do equipamento de telemedicina. A paciente já teve alta. 

Para o Secretário da Saúde, Aldenis Borim, a telemedicina reforça o atendimento de excelência que a UPA Jaguaré oferece aos pacientes. "O equipamento da telemedicina está disponível nos melhores hospitais do país. Na UPA, os pacientes são atendidos por uma equipe multiprofissional, que está preparada para o atendimento de casos de Covid-19 e demais síndromes respiratórias moderadas e graves. Não há improvisação. Buscamos melhorar ainda mais o atendimento com a humanização".

A UPA Jaguaré iniciou nesta semana o atendimento exclusivo de casos de síndrome respiratória moderada e grave, com a entrada de pacientes regulada por meio do SAMU 192. A Unidade conta com 45 leitos, dos quais 30 possuem respiradores. Na unidade, o paciente é acompanhado por equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros e técnicos de Enfermagem, assistente social, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, assistência farmacêutica e demais serviços de suporte. Em casos do aparecimento de sintomas respiratórios leves, o paciente deve buscar atendimento em uma unidade respiratória.

Superação
A aposentada Elza da Graça Sousa Barbosa, de 74 anos, deu um exemplo de superação e emocionou médicos e funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Jaguaré. Com hipertensão arterial, diabetes e obesidade, venceu a Covid-19 após cinco dias de internação. A recuperação de Elza foi comemorada. Os profissionais da saúde fizeram questão de homenageá-la. A alta da paciente foi celebrada com balões, aplausos e muitos sorrisos.

Por Da Redação em 31/07/2020 10:03