Cidades
UPA Jaguaré inicia atendimento por telemedicina
Equipamento permite consultas e visita virtual entre pacientes e familiares

A UPA Jaguaré iniciou nesta quinta-feira, 30 de julho, o atendimento por telemedicina, que consiste no uso de tecnologias da informação para a comunicação remota entre profissionais de saúde ou entre profissionais de saúde e pacientes. Na unidade, o rack da telemedicina está sendo utilizado também para a comunicação de pacientes isolados e seus familiares, promovendo uma humanização no atendimento.
O equipamento e o software foram cedidos pela empresa VideoMe, que também treinou as equipes da Secretaria de Saúde para utilizar a tecnologia. Nesta quinta-feira, o assessor especial da Secretaria de Saúde, dr. André Luciano Baitello, utilizou a tecnologia direto de seu smartphone para trocar informações com a equipe médica da unidade quanto ao tratamento de alguns pacientes.
A aposentada Elza da Graça Sousa Barbosa, de 74 anos, foi uma das pacientes internadas na unidade com síndrome respiratória aguda grave, que conversou com a família por meio do equipamento de telemedicina. A paciente já teve alta.
Para o Secretário da Saúde, Aldenis Borim, a telemedicina reforça o atendimento de excelência que a UPA Jaguaré oferece aos pacientes. “O equipamento da telemedicina está disponível nos melhores hospitais do país. Na UPA, os pacientes são atendidos por uma equipe multiprofissional, que está preparada para o atendimento de casos de Covid-19 e demais síndromes respiratórias moderadas e graves. Não há improvisação. Buscamos melhorar ainda mais o atendimento com a humanização”.
A UPA Jaguaré iniciou nesta semana o atendimento exclusivo de casos de síndrome respiratória moderada e grave, com a entrada de pacientes regulada por meio do SAMU 192. A Unidade conta com 45 leitos, dos quais 30 possuem respiradores. Na unidade, o paciente é acompanhado por equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros e técnicos de Enfermagem, assistente social, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, assistência farmacêutica e demais serviços de suporte. Em casos do aparecimento de sintomas respiratórios leves, o paciente deve buscar atendimento em uma unidade respiratória.
Superação
A aposentada Elza da Graça Sousa Barbosa, de 74 anos, deu um exemplo de superação e emocionou médicos e funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Jaguaré. Com hipertensão arterial, diabetes e obesidade, venceu a Covid-19 após cinco dias de internação. A recuperação de Elza foi comemorada. Os profissionais da saúde fizeram questão de homenageá-la. A alta da paciente foi celebrada com balões, aplausos e muitos sorrisos.
Cidades1 diaIrmãos são esfaqueados e um morre durante bebedeira em Rio Preto
Política2 diasVereador de Rio Preto quer funeral gratuito para famílias de baixa renda
Cidades4 horasSegurança acusado de homicídio pode se entregar nos próximos dias
Cidades7 horasMecânico de 74 anos morre após despencar de quatro metros em Rio Preto



