Cidades
Zoológico ganha recinto de imersão de araras e papagaios
Espaço tem mais de 350 metros quadrados; objetivo é maior qualidade de vida a aves que vivem em cativeiro

O Zoológico Municipal, órgão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de São José do Rio Preto acaba de concluir a construção de um novo recinto para araras e papagaios.
O Recinto de Imersão, com 328,58 metros quadrados, sendo 27,97 metros de comprimento por 10,34 metros de largura e 5,5 metros de altura, tem o objetivo de manter aves de médio e grande porte com espaço e instalações que favoreçam o bem-estar.
O Recinto tem capacidade de manter até 100 animais entre psitacídeos de médio e grande porte em cativeiro e conta atualmente com 44 animais de 10 espécies: 1 papagaio-galego (Alipiopsitta xanthops), 1 papagaio-campeiro (Amazona ochrocephala), 5 papagaios-do-mangue (Amazona amazonica), 11 papagaios-verdadeiro (Amazona aestiva), 1 arara-vermelha (Ara chloropterus), 1 arara-híbrida, 19 arara-canindé (Ara ararauna), 1 periquitão-maracanã (Psittacara leucophthalmus) e ainda 1 jacupemba (Penelope superciliaris) 1 garça-vaqueira (Bulbucus ibis) 1 pica-pau-branco (Melanerpes candidus) 1 gralha-picaça (Cyanocorax chrysops) .
O espaço possibilita o enriquecimento ambiental e maior mobilidade para as aves. Com a normalização das atividades do Zoológico que se encontra fechado à visitação por conta da pandemia, serão realizadas as visitas ao recinto direcionadas e supervisionadas por monitores, visando a educação ambiental.
O investimento no Recinto de Imersão das Araras foi de R$ 160 mil, entre materiais e mão de obra, com recurso próprio.
A maioria dos animais que fazem parte do plantel do Zoológico são resultados de apreensões da Polícia Ambiental e Ibama por tráfico, animais que viviam irregularmente em cativeiro, vítimas de maus tratos ou ainda animais que foram encontrados feridos, atropelados, órfãos, vítimas de queimadas, resgatados e por sua condição não puderam voltar para a natureza.
Cidades23 horasSegurança acusado de homicídio pode se entregar nos próximos dias
Cidades1 diaMecânico de 74 anos morre após despencar de quatro metros em Rio Preto
Cidades1 diaDeic desmascara grupo que vivia de fraudes e documentos falsos em Rio Preto
Cidades1 horaTrabalhador mata vizinha em legítima defesa após ser atacado em Rio Preto



