Cidades
Técnicos explicam projeto que pode zerar o déficit atuarial da Riopretoprev
Sindicato dos Servidores distribuiu documento em que apontava que os descontos propostos no projeto iam prejudicar os funcionários públicos

O diretor-técnico Adriano Antônio Pazianoto e o advogado Wilclem de Lazari Araújo, da Riopretoprev, se reuniam na tarde desta segunda-feira, dia 3 de agosto, com vereadores e sindicalistas. Eles foram explicar o projeto de Lei que reescalona progressivamente as alíquotas que a Prefeitura, as empresas municipais, a Câmara e o Semae vão depositar à Riopretoprev, nos próximos 30 anos. Estiveram presentes o presidente da Câmara, Paulo Pauléra, PP, Marco Rillo, Psol, Pedro Roberto, Patriotas, e Renato Pupo, PSDB, e o sindicalista da ATEM (Sindicato dos Professores), Fabiano Jesus. A diretoria do Sindicato dos Servidores não compareceu.
Os problemas começaram quando o Sindicato dos Servidores questionou o projeto, já votado em primeira discussão (quanto a legalidade) sugerindo que ele vai ampliar o déficit atuarial da Riopretoprev. Também circularam informações nas redes sociais e grupos de WhatsApp de servidores afirmando que o desconto vai incidir no décimo terceiro do funcionário (em 2054 será de 33%). Os técnicos explicaram que será apenas sobre o montante que os órgãos públicos municipais pagam décimo terceiro. A Riopretoprev é o fundo de pensão dos servidores municipais. A alíquota progressiva tem o objetivo de colocar fim ao déficit atuarial do fundo de pensão.
Segundo os técnicos, ele vai amortecer, ao longo dos próximos 30 anos, o déficit e chegar em 2054 com ele zerado. A Prefeitura, suas empresas municipais (Empro, Emurb e Emcop), a Câmara e o Semae (que é uma autarquia) têm hoje 5.600 funcionários concursados. Eles têm um regime próprio de aposentadoria e o fundo de pensão é a Riopretoprev. Cálculo de uma auditoria particular indica que, se nada for feito, em 30 anos o déficit previsto é de R$ 1,4 bilhão. O diretor e o advogado da Riopretoprev convenceram os vereadores e os sindicalistas que os trabalhadores não serão prejudicados e o déficit sanado.
Cidades24 horasSegurança acusado de homicídio pode se entregar nos próximos dias
Cidades1 diaMecânico de 74 anos morre após despencar de quatro metros em Rio Preto
Cidades2 horasTrabalhador mata vizinha em legítima defesa após ser atacado em Rio Preto
Cidades1 diaDeic desmascara grupo que vivia de fraudes e documentos falsos em Rio Preto



