Cidades
Justiça autoriza saidinha de 974 presos na região de Rio Preto
Número reduzido reflete efeitos da nova lei que limita o benefício e projeta fim total até 2030

Pela primeira vez em muitos anos, menos de mil detentos da região de São José do Rio Preto serão liberados durante a saída temporária — benefício concedido a presos em regime semiaberto. A liberação acontece entre os dias 17 e 23 de junho e alcança 974 internos, número bem abaixo dos quase 1,8 mil registrados no mesmo período há dois anos.
A redução está diretamente ligada à nova legislação que limita o benefício e prevê sua extinção completa nos próximos cinco anos. A norma não retroage, o que significa que apenas os presos condenados após sua entrada em vigor perderam o direito.
Das cinco unidades prisionais masculinas da região, a maior parte dos beneficiados cumpre pena no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Rio Preto, com 826 detentos autorizados a sair. Também estão incluídos presos dos Centros de Detenção Provisória (CDPs) de Icém (58), Riolândia (42) e Paulo de Faria (15), além da Penitenciária de Riolândia (33). Outras 26 mulheres deixarão o Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de Rio Preto.
Mesmo com a aplicação da nova lei, o tema ainda está em debate no Supremo Tribunal Federal. Uma ação protocolada questiona a constitucionalidade do fim das saídas temporárias e pode reverter a mudança.
Queda gradual
Antes da mudança legal, a região liberava mais de mil presos por vez. Em março de 2023, foram 1.466 beneficiados. Em dezembro do mesmo ano, 1.803. Em junho de 2024, o número já havia caído para 1.121. Agora, em junho de 2025, chega a 974 — menor marca da série recente.
A saída temporária, que já foi defendida como uma etapa de reintegração social para presos com bom comportamento, se tornou alvo de discussões políticas e judiciais. A tendência é de que o número de beneficiados continue diminuindo até que o benefício seja completamente abolido. Até lá, a decisão final sobre o futuro da medida pode vir do Judiciário.
- Cidades1 dia
Rodovia Washington Luís é interditada após acidente em Rio Preto
- Saúde2 dias
A partir de hoje, Rio Preto vira capital da oftalmologia com congresso internacional
- Cidades1 dia
Suspeito de estuprar sobrinha de 3 anos é preso na região de Rio Preto
- Cidades1 dia
Polícia Civil fecha cerco contra jogos ilegais em Rio Preto