Redes Sociais

Esportes

América confirma volta à Copinha e Teixeirão será sede após 10 anos

Federação Paulista confirma o América Futebol Clube entre os participantes da 56ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior

Publicado há

em

Divulgação

O América Futebol Clube está confirmado como um dos times que disputarão a 56ª Copa São Paulo de Futebol Júnior no próximo ano. O clube retorna ao cenário da competição após dois anos fora da disputa. Além disso, o estádio Teixeirão, casa do Rubro, será uma das sedes do campeonato. A confirmação veio da Federação Paulista de Futebol (FPF) nesta quinta-feira (30/10), no fim da tarde.

Com o Teixeirão entre as sedes, Rio Preto poderá receber grandes partidas e integrar o calendário das principais revelações do futebol brasileiro. A conquista só foi possível graças à parceria entre o clube e a Secretaria Municipal de Esportes. A última vez que o estádio Benedito Teixeira sediou a Copinha foi em 2015, quando recebeu o Grêmio-RS, o Confiança-SE e o vizinho Rio Preto.

Em 2026, o América comemora 20 anos da histórica conquista do título da Copinha — um feito inesquecível para o clube e para a cidade. Celebrar essa data competindo e sediando o torneio torna o momento ainda mais especial para o Rubro.

O time sub-20 do América fez uma campanha de alto nível no Campeonato Paulista Série B deste ano (2025) e encara a experiência como uma excelente preparação para a Copinha. O clube manteve grande parte do elenco e recebeu novos jogadores, que já estão em treinamento para a seleção final da equipe que disputará o torneio em janeiro.

A Copa São Paulo de Futebol Júnior, organizada pela FPF, é a principal competição de base do país e é reconhecida nacionalmente como um celeiro de grandes talentos do futebol brasileiro.

SOBRE A 56ª COPINHA

O torneio acontece de 2 a 25 de janeiro de 2026.

A FPF anunciou algumas mudanças para esta edição: em vez de 30, cada clube poderá ter 40 atletas pré-inscritos, até 1º de dezembro de 2025. No entanto, só poderão ser inscritos jogadores registrados no clube até 6 de outubro. Após a pré-inscrição, cada equipe deve definir os 30 atletas que efetivamente participarão e ajustar a numeração fixa das camisas até 2 de janeiro. Poderão participar atletas nascidos entre 2005 e 2010.

O América foi campeão da Copinha em 2006, após empatar por 0 a 0 com o Comercial e vencer nos pênaltis por 3 a 1.
O clube chegou duas vezes à final: além do título de 2006, foi vice em 1988, quando perdeu por 3 a 0 para o Nacional.
A última vez que o estádio Benedito Teixeira sediou a competição foi em 2015. Depois disso, o América participou apenas em 2016 e 2023, sempre fora de casa.

AS MAIS LIDAS