Cultura

Livro com contos de terror é lançado em Rio Preto

'Dossiê de Causos Mal Resolvidos' é um livro de quatro contos de horror escritos por quatro escritores de carreira emergente do interior paulista

Será lançado no próximo dia 26 de novembro, pela Amazon, o livro Gonçalves 'Dossiê de Causos Mal Resolvidos'. A obra foi contemplada com o prêmio Nelson Seixas de Produção Literária 2020 e traz quatro contos de terror escritos por quatro escritores de carreira emergente do interior paulista: Diogo Augusto Gonçalves, de Araraquara; Lucas Pelegrino Bonalumi, de Rio Preto; Rafael Augusto Montassier, de Jaboticabal e Lucas Oliveira, também de Rio Preto.

 Todas as nossas histórias se passam no interior paulista e contam com as experiências e vivências de cada um dos autores nascidos nesta região.

Os escritores e uma breve sinopse de cada conto:

Diogo Augusto Gonçalves, de Araraquara, escreve o conto Vírus:

Em um futuro não muito distante, uma senhora deixa relatado em seu diário virtual como a sociedade foi devastada por um surto de fake news;

Rafael Augusto Montassier, de Jaboticabal, escreve o conto Vector:

Um homem interiorano descobre que a cor de seu sangue mudou e sua terapeuta acredita que nele pode estar escondida a chave para entender a epidemia que assola a cidade;

Lucas Pelegrino Bonalumi, de São José do Rio Preto, escreve o conto Os Despertos

Depois de um retorno relutante à São José do Rio Preto, um jovem de ambição voraz é recrutado por uma corporação gerida por cultistas;

Lucas Oliveira, de São José do Rio Preto, escreve o conto Fome de Morte:

Moradores de rua começam a desaparecer nas ruas do centro da cidade enquanto uma concentração cada vez maior de capivaras se aglomeram nas imediações. Uma capivara é vista andando como se fosse um humano.

O gênero

Atualmente, a ficção especulativa vive um de seus melhores momento no país. É um gênero muito ligado ao público crescente que hoje assiste filmes de super-heróis, séries de fantasia como Game of Thrones e vão na Comic Con brasileira, que hoje é a maior do mundo em número de participantes. Isso se reflete também no mercado editorial. Na lista parcial das 20 obras mais vendidas de 2019, segundo o site Publishnews, sete títulos de ficção especulativa aparecem.

O prefácio de Oscar Nestarez

O Oscar Nestarez é escritor, pesquisador especialista no gênero de terror e colunista da revista Galileu. Ele faz um grande trabalho de produção e divulgação de expressões da literatura nacional de terror.  Além de ser o autor do prefácio, ele também foi consultor dos quatro autores para que estivessem munidos de referências e base teórica sólida. 

A novidade para o público é que no dia 25 deste mês, um dia antes do lançamento oficial do livro, Oscar fará um bate papo sobre literatura de terror totalmente gratuito no canal do youtube "Fantasticursos", um canal especialista em literatura fantástica que hoje tem mais de 10 mil seguidores. Lá, ele vai explorar um pouco mais as nuances dos contos do Dossiê de Causos Mal Resolvidos.

A capa 

É uma ilustração do artista Victor Freundt. Ele criou um desenho original que os rio pretenses vão entender imediatamente porque remete a um cartão postal e símbolo da cidade.

Por Da Redação em 22/11/2020 12:48