Redes Sociais

Cidades

Em Olímpia: imagens mostram momento em que homem coloca fogo em sede de jornal

Criminoso continua desaparecido. A Polícia Civil investiga o caso

Publicado há

em

Câmeras de segurança de prédios vizinhos flagraram o momento exato em que um homem chega numa moto, desce, pega um galão com combustível, despeja e coloca fogo na porta da sede do jornal Folha da Região, em Olímpia.

O crime foi às 04h19 da última quarta-feira, 17 de março. Logo após despejar o líquido inflamável e colocar fogo, ele sobe na moto e vai embora tranquilamente.

O homem, até a manhã de hoje (18), não tinha sido localizado. A Polícia Civil investiga o caso. As imagens do circuito de segurança podem ajudar a identificar o criminoso.

Relembre o caso

Na última quarta-feira, 17 de março, a sede do jornal Folha da Região, em Olímpia, assim como o site e a rádio Cidade (que funciona no mesmo prédio) foram alvo de ataques de um grupo ainda não identificado. Tudo para atingir o jornalista José Antonio Arantes que mora no andar de cima.

Segundo informações publicadas no site da Folha da Região, publicou que José Antonio “foi vítima de um ataque terrorista, possivelmente de ‘negacionistas’ e genocidas defensores do presidente Jair Bolsonaro. Os criminosos colocaram um balde de combustível, que a polícia acha que seja álcool, na porta de ferro do jornal e despejaram o mesmo combustível na porta da residência”.

O jornalista acordou devido ao latido dos cachorros e com a fumaça, que já tomava conta do local, tanto da redação quanto da residência. A própria família do jornalista apagou o fogo que tomava conta do corredor entre a redação e a casa.

No site também diz que “logo após, ao abrir a porta da residência, para, inclusive, respirar melhor, Arantes, a esposa e a filha neta se depararam com chamas já altas na porta do jornal que levaram alguns minutos para ser contidos”.

Arantes falou que “não esmorecerá na sua luta pela informação e contra a intolerância, o ódio, o ‘negacionismo’ e o ‘genocídio’. Estou há 40 anos na profissão, comecei minha carreira já no final da ditadura e não vou abrir mão de lutar pelo meu povo e contra qualquer tipo de terrorismo e pensamento político que visem tirar a liberdade e suprir os direitos de minha população”.

Para ver o vídeo com os estragos, clique aqui.

Ameaças tiveram início na semana passada

Segundo informações publicadas no site da Folha da Região, na sexta-feira passada (12), um carro começou a seguir, na rodovia, o motorista que vai buscar o jornal que é impresso em São José do Rio Preto. O veículo encostava no veículo contratado pelo jornal e ameaçava chocar lateral com lateral.

“Eu imaginei que tinha sido apenas uma brincadeira de mau gosto de alguma pessoa que não tinha o que fazer, mas, no domingo o carro do jornalista amanheceu com o pneu furado e a pessoa que foi arrumar acabou descobrindo que os parafusos das quatro rodas do veículo não estavam totalmente apertadas. Algumas totalmente frouxas”, complementou.

E concluiu: “Nem assim, consegui enxergar que algum atentado terrorista estava sendo armado contra mim e os meus. Mas, agora veio a confirmação de que estamos num embate muito mais sério do que imaginávamos. Só não consigo enxergar qual seria o motivo real desta situação. Se é meramente local ou transcende as fronteiras do município e chegam a Brasília. Quero acreditar que não, pois aí estaríamos realmente trilhando um caminho que pode ser sangrento demais”.

AS MAIS LIDAS